Se você anda irritado, você pode estar deprimido

Se você anda irritado, você pode estar deprimido por André Kummer
Paracatu.net


Muitas pessoas - incluindo os médicos - associam a depressão a sentimentos de desesperança, tristeza e falta de motivação ou concentração, mas não com a raiva. O Pensamento comum é de que a pessoa não deveria estar irritada se está deprimida. 


A raiva é uma emoção que afeta o físico e que faz a pessoa queira intimidar ou atacar outra pessoa que é vista como ameaçadora. 


Mas a idéia de que na depressão, a raiva é projetada para dentro, e as pessoas deprimidas ficam com raiva de si mesmas, não de outras, não corresponde mais ao que estamos vendo em muitos pacientes com depressão. 

Mas alguns autores falam que os ataques de raiva podem ser um fenômeno similar aos ataques de pânico. A pesquisa do Dr. Maurizio Fava , psiquiatra, mostra que esse tipo de raiva diminuía na maioria dos pacientes tratados com antidepressivos. Isso é importante porque afeta o tipo de tratamento que as pessoas recebem.

A raiva e a irritação tem aumentado muito em função do momento social, politico e econômico atual. 
Os discursos de ódio, as diferenças políticas e de pensamento tem produzido a necessidade de #lacrar, com um sentimento de vitória ao dar o argumento mais contundente em uma disputa de idéias.  


Então se você tem sentido essa raiva e irritação crescente, junto a um sentimento de angústia e deseperança, e usa seu humor cáustico e sarcástico para derrubar as pessoas (lacrar), talvez seja melhor procurar um psiquiatra e terapia.

Para saber mais leia esse artigo.

Comentários

Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *