![]() |
Fachada do Bar Stonewall em Nova York |
Na noite de 27 para 28 de junho de 1969, em Nova York, várias pessoas cansadas das batidas policiais nos bares, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais rebelaram-se enfrentando abertamente as forças policiais que constantemente os perseguiam, extorquiam e prendiam. A homossexualidade ainda era considerada crime e doença. Eram negados vários direitos civis aos LGBT’s e havia muita discriminação.
Foi o final de semana que morreu Judy Garland, a Dorothy do Filme "O Mágico de Oz". Ela era muito querida pela comunidade e de repente algumas Drag Queens reagiram contra policiais que tentavam prende-las sem motivo e foram apoiadas por gays, lésbicas e travestis.
O episódio ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, pois era esse o nome do bar que foi invadido pela polícia americana, e que ficava no bairro de Greenwich Village, um lugar lindo. Foram 3 dias de confronto entre LGBT’s e a polícia, com centenas de pessoas envolvidas.
Depois da revolta, os LGBT’s se organizaram, a data ficou marcada como o DIA DO ORGULHO e após um ano, fizeram a primeira Parada do Orgulho LGBT, na qual resolveram mostrar que estavam dispostos a mudar as coisas.
Após as manifestações uma série de direitos foram conquistados e inspiraram os LGBT’s no mundo todo, encorajando-os a saírem dos guetos e armários e mostrar que não tinham vergonha de serem o que são.
O Dia do Orgulho LGBT não foi uma data oferecida pelo governo ou por qualquer instituição.
Foi um marco e um BASTA! Foi o início do movimento LGBT, marcado por muita rebeldia, luta e de liberdade. Revisitar essa história nos mostra que nossos direitos foram conquistados com muita luta.
Em cada 28 de junho e em cada dia do ano, vamos resgatar o espírito de coragem, independência e rebeldia de Stonewall e exigir mudanças concretas, junto com outras minorias, para todos nós.
![]() |
Estátuas de George Segal |
O Bar Stonewall continua lá. Ganhou uma praça em frente com duas estátuas , feitas pelo artista George Segal, de casais do mesmo sexo, marcando o início do movimento gay moderno.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário: