Timidez amorosa

Timidez por Andre Kummer
Google


Você quer superar timidez ou ansiedade e ser confiante e carismático? Você quer conversar sem esforço com alguém, fazer amigos e ter uma vida amorosa animada?

Caras tímidos se sentem ansiosos em situações sociais e particularmente ansiosos quando estão a fim de alguém, especialmente aqueles que acham muito atraentes. Eles têm dificuldade para se envolver em conversas e manter o diálogo, escondem sua sensualidade, e muitas vezes são invisíveis para as pessoas que querem namorar e terminam se tornando apenas amigo delas.

Sem surpresas, sua vida social e sua vida amorosa parecem muito sombrias.

Como coach e psicanalista eu atendo pessoas tímidas diariamente. Ao longo do tempo, isso me permitiu ver certos padrões recorrentes sobre por que eles são tímidos e como eles podem consertar isso. Então, neste post, gostaria de compartilhar com vocês as minhas descobertas mais importantes.

De modo geral, a timidez é o resultado de uma superestimação dos riscos que as situações sociais representam para o tímido. Esses “riscos” percebidos variam de uma pessoa para outra e de acordo com o gênero também.

Descobri que indivíduos tímidos têm duas crenças limitantes em particular, que alimentam sua timidez.

Em primeiro lugar, pessoas tímidas se percebem como perdedoras.

O sucesso e o status são muito importantes para os homens. Em média, eles são significativamente mais importantes para eles do que para as mulheres. Os homens são especialmente competitivos, buscando a realização e são orientados para os resultados.

Se um cara não se considera bem sucedido e com um bom status, se ele pensa que outros caras são melhores que ele, e tenderá a se sentir inferior e inseguro.

Claro, o sucesso e o status são muito relativos, mas o problema é que os caras tímidos distorcem a realidade em suas cabeças e se percebem muito, mas muito piores do que são.

Em segundo lugar, os tímidos se percebem como sexualmente pouco atraentes .

Mesmo que eles pareçam bem sucedidos, eles ainda não se veem como "sexy". No fundo, eles acreditam que NINGUÉM nunca poderia estar sexualmente interessado neles.

É por isso que eles regularmente tentam compensar sua suposta falta de atratividade sexual, sendo extremamente agradáveis com quem eles têm interesse e lhes dão muita atenção.

Essa ideia de não ser atrativo sexualmente é apenas uma invenção da imaginação, resultado de alguns estereótipos muito defeituosos utilizados para entender a sexualidade humana, e tem pouco a ver com a realidade objetiva.

Muitos tímidos parecem considerar que a sua timidez é o resultado de uma escassez: da sua falta de sucesso, status, aparência, carisma ou experiência sexual.

Embora essa escassez possa até ser real, e podem ser fatores contribuintes para a timidez, seu papel é apenas secundário. Como eu já disse, para um tímido, a principal fonte da sua timidez é o seu pensamento deturpado sobre si mesmo, não a maneira como realmente é.

Seja qual for a sua condição, confie em mim, eu conheço várias pessoas em diferentes condições que são muito confiantes socialmente e não têm problemas para fazer amigos ou atrair parceiros amorosos.

Mas se a sua forma de pensar amplifica suas falhas, e até mesmo inventa falhas e aumenta seu significado, entenda que, obviamente, a solução é entender e eliminar esses padrões de pensamento automáticos, substituindo-os por outros mais positivos sobre si mesmo. É um processo de passo a passo que implica:
  • Identificando pensamentos irreais que você tem em configurações sociais;
  • Conhecer a si mesmo, descobrir e valorizar seus pontos positivos;
  • Desafiar seus pensamentos negativos;
  • Desenvolver gradualmente um comportamento mais social;
  • Ser persistente com este processo.
Este é apenas um esboço grosseiro do processo. Se você está consciente da sua timidez talvez seja razoavelmente simples implementá-lo, do contrário, e o que acontece com mais frequência e é o mais indicado, você deve buscar a terapia.

A boa notícia é que você pode mudar tudo isso. Você pode assumir o controle dos seus pensamento, erradicar suas crenças limitantes e ganhar a confiança que deseja. Tudo o que você precisa é a orientação certa e a facilidade para aplicá-lo de forma consistente. As melhorias ocorrerão naturalmente.

Agora, é importante notar a diferença entre “o silencioso” e “o tímido”. Existem muitas pessoas quietas que se sentem socialmente confortáveis, que são muito seguras de si mesmas e que simplesmente mantêm a boca fechada com mais frequência do que a maioria.

Agora se você está a fim de uma pessoa tímida, vai se surpreender, elas geralmente têm uma vida interior muito intensa e profunda.