Outros termos da sexualidade que você precisa saber

Outros termos da sexualidade que você precisa saber por André Kummer
womenshealthmag.com

A sexualidade não é preta ou branca, e os rótulos gay e heterossexuais não cobrem o espectro completo das orientações sexuais. É por isso que novos termos surgem a cada momento, o que é justo, pois impedir a pessoa de expressar sua sexualidade é uma limitação dos direitos dela.

A identificação e aceitação de palavras que se encaixam na experiência de uma pessoa podem ajudá-la a se entender e saber que não estão sozinhos. É lindo que muitos novos rótulos e descritores estejam surgindo em torno da sexualidade e do gênero, porque destacam como a expressão sexual e de gênero é única, complexa e inovadora.

Nesses últimos dias eu procurei por esses termos que estão disponíveis em inglês no site da Campanha dos Direitos Humanos e no Centro de Recursos LGBTQIA da UCDavis, vamos encontrar esses e outros termos por aí.

Lésbica - O "L" em LGBTQ significa lésbica. O termo descreve uma mulher que é emocionalmente, romanticamente e/ou sexualmente atraída por mulheres. Nem todas as mulheres que são atraídas por mulheres usarão esse termo; eles podem se descrever como gays.

Gay - O "G" no LGBTQ descreve uma pessoa que é emocionalmente, romanticamente e / ou sexualmente atraída por pessoas do mesmo sexo. Também pode ser usado especificamente para descrever um homem que é atraído por homens.

Bissexual - Este termo é o “B” no LGBTQ. Ele descreve uma pessoa emocionalmente, romanticamente e/ou sexualmente atraída por mais de um sexo, gênero ou identidade de gênero. Pessoas que são bissexuais não podem ser simultaneamente atraídas pelo mesmo sexo, sexo ou gênero, e não necessariamente da mesma maneira ou da mesma quantidade. Por exemplo, você pode ser bissexual mesmo que tenha namorado apenas homens. E você pode se sentir um pouco mais atraído por um sexo sobre o outro.

Transgênero - O "T" no LGBTQ não é uma orientação sexual, mas um termo importante para entender, no entanto. Descreve uma pessoa cuja identidade de gênero e / ou expressão de gênero difere das expectativas do sexo que lhes foi atribuído quando nasceram. As pessoas transexuais podem ter qualquer orientação sexual.

Queer - Este é um dos significados do “Q” no LGBTQ. É um termo abrangente que descreve pessoas que não se identificam como heterossexuais e / ou não se enquadram em um binário de gênero. Também pode expressar pessoas que possuem identidades e orientações fluidas.

Questioning - O questionamento é outro significado para o "Q" no LGBTQ. Ele descreve alguém ou uma ocasião em que alguém não tem certeza ou está explorando sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Intersexo - Às vezes, você pode ver um "I" de "Eu" em inglês adicionado ao final do LGBTQ. O "eu" representa o intersexo, um termo que se refere a uma combinação de hormônios, órgãos sexuais, genitais e cromossomos que são diferentes dos dois padrões de masculino e feminino. O primeiro termo para isso era hermafrodita, mas essa palavra agora é considerada ultrapassada e ofensiva.

Assexual - Depois do "eu", um "A" também é adicionado às vezes para criar LGBTQIA. O “A” significa assexual , uma orientação sexual que tipicamente descreve uma pessoa que não sente atração sexual ou desejo de sexualidade em parceria. Isto não é o mesmo que o celibato, que é deliberadamente se abster de sexo. As pessoas assexuadas às vezes fazem sexo, mas podem ter pouco interesse ou apenas estar interessadas em atividades sexuais sem parceiro.

Aromantic - Este termo descreve alguém que não sente atração romântica ou desejo de romance. Eles podem ser preenchidos por amizades e outros relacionamentos não românticos.

Straight - Straight é simplesmente uma maneira menos formal de dizer heterossexual, que se refere a uma pessoa que é atraída emocionalmente, romanticamente e / ou sexualmente para o sexo / gênero oposto.

Bicurious - é semelhante ao questionamento, mas mais especificamente significa que você está curioso em ser atraído por pessoas do mesmo sexo / sexo.

Poliamoroso - significa que você deseja ter relacionamentos consensuais não monogâmicos ou relacionamentos com várias pessoas. Isso pode ter configurações diferentes, mas pode incluir relacionamentos abertos ou polifidelidade (poliamorio fechado), que é quando as pessoas estão em vários relacionamentos que não estão abertas para adicionar novos parceiros.

Androsexual - Este termo refere-se a uma atração (emocional, romântica e / ou sexual) à masculinidade. Ser androsexual pode significar que você é atraído por homens, mas também pode ser atraído por mulheres masculinas.

Gynesexual - é o oposto de androsexual. Refere-se a uma atração emocional, romântica e / ou sexual pela feminilidade. Novamente, isso pode significar que você é atraído por mulheres, mas também pode ser atraído por homens mais femininos.

Pansexual / Omnisexual - Ambos os termos se referem a pessoas que são atraídas emocionalmente, romanticamente e/ou sexualmente para pessoas de todos os gêneros e sexos. Não é o mesmo que ser bissexual (já que normalmente não inclui atração por pessoas que não se identificam com um binário de gênero), embora as pessoas pansexuais / omnissexuais também sejam bissexuais.

Demisexual - Este termo descreve alguém que tem apenas uma atração sexual por pessoas com quem eles já criaram um vínculo emocional. Esse tipo de sexualidade está intimamente relacionado à assexualidade, o que significa que muitas pessoas que são demismáticas não experimentam o desejo sexual com muita frequência.

Skoliosexual - Ser skoliosexual significa que você é atraído principalmente (emocionalmente, romanticamente e/ou sexualmente) para pessoas genderqueer, transexuais, transexuais e / ou não-binárias.

Allosexual - Este termo refere-se a alguém que experimenta atração sexual. Isso é mais comumente usado na comunidade assexuada para se referir a alguém que não é assexual.

Monossexual - Ser monossexual significa que você tem desejo emocional, romântico e / ou sexual por apenas um gênero. Ser hetero ou gay são formas de monossexualidade.

Nonmossexual - Esse termo é o oposto da monossexualidade e refere-se a pessoas atraídas por mais de um gênero. Bissexualidade e pansexualidade são formas de não-monossexualidade.

Gray-assexual / Gray-sexual - Esse termo está intimamente relacionado ao assexual, mas é mais amplo porque inclui pessoas que não costumam (mas às vezes) experimentam atração sexual por outros.

Sexually Fluid / Sexualmente Fluido - Este termo refere-se à ideia de que as orientações sexuais podem mudar com o tempo - e podem mudar com base na situação em questão. As pessoas também podem se identificar como sexualmente fluidas.

Quantos desses marcadores se aplicam a você?