Amar não é suficiente

Amar não é suficiente - André Kummer
Imagem e texto do site de Mark Manson
Em 1967, John Lennon escreveu uma música chamada "All You Need is Love" (Tudo o que você precisa é amor). Ele também divorciou-se de duas esposas, abandonou um de seus filhos, abusou verbalmente de seu gerente judeu gay com insultos homofóbicos e anti-semíticos, e uma vez contratou uma equipe para filmar ele deitado nu em sua cama por um dia inteiro.

Trinta Reznor, um músico não tão famoso quanto Lennon escreveu uma música chamada "Love is Not Enough" (Amar não é suficiente). Ele era famoso por suas performances chocantes e seus vídeos grotescos e perturbadores, mas se livrou das drogas e do álcool, casou-se, teve dois filhos, e cancelou gravações e turnês para que pudesse ficar em casa e ser um bom marido e pai.

Um desses dois homens tinha uma compreensão clara e realista do amor. Um deles não. Um desses homens idealizou o amor como a solução para todos os seus problemas. Um deles não. Um desses homens provavelmente era um idiota narcisista. Um deles não.

Em nossa cultura, muitos de nós idealizam o amor. Nós o vemos como a grande cura para todos os problemas da vida. 

Nossos filmes e nossas histórias o celebram como o objetivo final da vida, a solução para toda a nossa dor e luta . 
E porque nós idealizamos o amor, nós o superestimamos. Como resultado, nossos relacionamentos pagam um preço alto.

Enquando acreditarmos que “tudo o que precisamos é amor”, então, como Lennon, é provável que ignoremos valores fundamentais como respeito, humildade e comprometimento com as pessoas de quem gostamos. 

Afinal, se o amor resolve tudo, então por que se preocupar com todas as outras coisas - todas as coisas difíceis ?

Mas se, como Reznor, acreditamos que “o amor não é suficiente”, então entendemos que relacionamentos saudáveis exigem mais do que emoção pura ou paixões elevadas. 

Entendemos que há coisas mais importantes em nossas vidas e relacionamentos do que simplesmente estar amando. E o sucesso de nossos relacionamentos depende desses valores mais profundos e importantes.