Descubra seu nível de estresse – faça o teste agora

Descubra seu nível de estresse – faça o teste agora por Andre Kummer
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O estresse é uma condição experimentada quando uma pessoa percebe que as demandas excedem os recursos internos que é capaz de mobilizar. Sentimos que “as coisas estão fora de controle”.

Quanto o acúmulo de diversas situações estressantes podem comprometer sua saúde? 
Nem todos os eventos incomuns são igualmente difíceis de lidar. Por exemplo, compare o estresse do divórcio com o de uma mudança nas responsabilidades no trabalho. Devido a isso, você precisa ser capaz de avaliar e medir sua pontuação de estresse total adequadamente.

Abaixo, neste texto, eu coloquei a Escala de Avaliação do Reajuste Social, mais comumente conhecida como Escala de Stress Holmes e Rahe, foi criada para fazer exatamente isso. Esta ferramenta nos ajuda a medir a carga de estresse que carregamos, e pensar sobre o que devemos fazer sobre isso.

Em 1967, os psiquiatras Thomas Holmes e Richard Rahe decidiram estudar se o estresse contribui ou não para a doença. Eles pesquisaram mais de 5.000 pacientes médicos e pediu-lhes para dizer se eles tinham vivenciado a experiência de uma série de 43 eventos de vida nos dois anos anteriores.

Cada evento, chamado de Unidade de Mudança de Vida, tinha uma pontuação diferente para o estresse. 

Este teste não é um diagnóstico. Para fins de diagnóstico, discuta os resultados com um médico ou um profissional de saúde mental qualificado. 

Responda quais dos eventos abaixo você vivenciou no último ano. Não há respostas certas ou erradas. Pegue uma calculadora e comece a somar.
Estressores Nº de pontos
Morte do cônjuge100
Divórcio73
Ser preso63
Morte de pessoa querida da família63
Ferimento ou doença pessoal grave53
Casamento50
Demissão do emprego47
Reconciliação com cônjuge45
Aposentadoria45
Doença grave em pessoa da família45
Gravidez40
Dificuldades sexuais39
Chegada de novo membro à família39
Adaptação a novo emprego ou negócio39
Alteração da situação financeira38
Morte de amigo(a) querido(a)37
Mudança para outra área de trabalho36
Variação na freqüência de discussões com o cônjuge35
Dívidas31
Mudança de responsabilidade no emprego29
Filho(a) saindo de casa29
Dificuldades com os sogros29
Façanha pessoal incomum28
Cônjuge começa ou pára de trabalhar26
Inicio ou término de estudo escolares26
Alteração nas condições de vida25
Revisão de hábitos pessoas24
Dificuldades com o chefe23
Mudança nas condições ou horários de trabalho20
Mudança de escola20
Mudança de tipo de lazer19
Mudança de atividades sociais18
Alteração nos hábitos de dormir16
Alteração nos hábitos de comer15
Férias13
Natal12
Transgressões (não graves) da lei11
Se em 24 meses, somar mais de 300 pontos, seu stress está alto e está com 79% a mais de chances de contrair alguma doença por conta disso. Se a pontuação se situar entre 151 e 299, tais chances são de 51%; abaixo de 151, as chances de adoecer gravemente seriam pequenas. 

É óbvio que saúde não é matemática, e o estresse não pode ser “medido” nem quantificado de forma precisa. Sendo assim, essa escala, genérica como é, tem utilidade apenas como um referencial e tem origem na verdadeira compulsão de nossa sociedade moderna a tudo quantificar e traduzir em números.

Como combater o estresse, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

Se você ficou estressado com o teste então agora seguem algumas medidas que podem ser inseridas na sua vida de estressado. Veja algumas dicas: 

  • Alimentação adequada: evitar alimentos como carnes gordurosas e alimentos excessivamente calóricos. Procure fazer uma dieta diversificada com proteínas, carboidratos, legumes, verduras e fibras diversas como trigo. Lembre-se de que quanto mais colorido estiver o seu prato, mais saudável será a sua refeição 
  • Atividade física: faça caminhadas, corridas (consulte um médico antes de começar), ginástica, pratique esportes e você vai ver que o estresse diminui, bem como diminui a sua vulnerabilidade a ele. 
  • Faça meditação 
  • Aprenda a relaxar: na seção livros deste blog há um deles sobre relaxamento 
  • Mude seus pensamentos para mudar como você se sente: veja o post “Como controlar a ansiedade.” 
  • Procure ser assertivo ou ter um comportamento que o deixe mais satisfeito com a sua atuação como, por exemplo, negar um pedido que não queira conceder. Saber dizer não é uma arte.Quando você diz não ao que não quer fazer, você se sente mais feliz. 
  • Tenha um hobbie
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