Por que sua energia vaza?

Por que sua energia vaza? por Andre Kummer
@canva

Na tradição yoga existe uma metáfora fascinante: diz-se que o leite de uma leoa é tão potente que nenhum recipiente pode segurá-la com exceção de ouro puro. Se o ouro tem impurezas, o leite vai comer através do recipiente nestes pontos.

Da mesma forma, se o praticante tem muitos 'vazamentos', sua a energia espiritual ( Shakti ) gerada através da prática de yoga vaza.


Alguma vez você já se sentiu tão inspirado e poderoso que  tinha certeza de que sua vida iria mudar radicalmente, apenas para descobrir depois de alguns dias ou semanas que tudo tinha escoado fora. Se assim for, você não está sozinho. Esta é uma experiência muito comum. Porque vazamos energia. 

Hoje o cara que corta meu cabelo, proprietário de um salão que é um estouro de lindo e bem decorado, disse que estava se sentindo cansado e irritado e perguntou se eu acreditava em olho gordo inveja e gente com energia pesada.

Disse que não. Arrematei dizendo que "talvez" existisse mas eu não perderia meu tempo pensando nisso e muito menos colocando um pote com sal e alho ou um vaso com as 7 ervas na entrada da minha casa ou consultório.

Ele me olhou estranho e perguntou no que eu acreditava. Respondi que acredito que muitas vezes estamos cansados e estressados com o corre corre diário e o monte de coisas, situações e pessoas malucas com quem temos que conviver, e podemos ficar com a disposição psíquica  fragilizada e suscetível à influência alheia.

"Esse cansaço que você está sentindo não é teu mesmo!' Eu disse. "Mas é da tua necessidade de controlar tudo e fazer tudo perfeito. É bem mais fácil acreditar que isso é obra de uma "energia" ruim, mandar  um padre, um pagé, um xamã ou qualquer um benzer tudo, culpar algo ou alguém, se livrar disso e encher o ambiente de amuletos. Mas acredite. É temporário."

Nós precisamos estender que nosso corpo tem ciclos. Usando a metáfora da leoa, o pote de ouro seria nosso corpo físico, o leite a nossa energia vital ou psiquica.

Nosso corpo físico cansa e se desgasta com o tempo, um dia definitivamente ele vai falir, mas até lá precisamos encontrar formas de nos "recarregar" sem precisar de amuletos mágicos. Ou talvez apenas utilizá-los, com muita fé, em último recurso.

Estamos em um tempo onde existe uma série de recursos disponíveis para nosso aprimoramento pessoal, que me parecem fazer mais sentido do que o pote de sal grosso. 

Você pode estar precisando tirar férias. Pode estar deprimido e precisa de medicação (sem tabus aqui ok). Pode estar cercado de idiotas. Pode estar trabalhando demais. Pode estar ansioso por algo, alguém ou alguma coisa... Muitos motivos. 

De medicamentos até inúmera formas de terapia, e mesmo práticas milenares como o yoga, existe muita coisa boa para encontrar a real razão da sua falta de energia através do autoconhecimento.

Quando você se conhece, consegue gerir sua energia não precisa do pote de sal grosso e alho. Ou ele pode estar lá apenas como parte da decoração.

Respeito todas as crenças e religiões, e não estou dizendo que "aves" de mau agouro não existem.

Mas antes de culpar alguém pelo seu cansaço, certifique-se que não precisa apenas de umas férias.