O que faz uma pessoa dar certo?

O que faz uma pessoa dar certo? por André Kummer
Getting Imagens


Eu me tornei obcecado em observar as diferenças entre uma pessoa "bem sucedida"" e uma meramente eficiente. Uma pessoa que "deu certo" e uma pessoa que não cheira nem fede.


Quando escrevo uma pessoa "bem sucedida" ou que "deu certo", você pode ler feliz, alegre, realizada, ou o que quiser.

Para mim o que faz uma pessoa "bem sucedida" em qualquer área da vida é a sua capacidade de evoluir e desenvolver habilidades, permanecendo criativo. 

A adaptabilidade simples não é suficiente. 

Em uma vida em constante mudança, o que eu encontrei ser mais importante é o valor do riso, a empatia, uma responsabilidade com o cuidado do outro, e uma nítida falta de ego.

Pessoas bem sucedidas tem a habilidade de se cercar de amigos incríveis, criar um ambiente positivo e serem criativos em seus relacionamentos.

Essas habilidades criam uma inteligência e uma criatividade que são palpáveis, e se estendem a todas as áreas de suas vida.

Existe uma base de segurança e confiança, que Rolando Toro, criador do Princípio Biocêntrico, chamava de "continente estruturado".

Com um lugar seguro e amoroso garantido você pode se arriscar em viagens longas sabendo que o seu "continente" garante um porto seguro em qualquer contratempo.

Esse continente não é apenas uma pessoa, mas seu entorno: a cidade, o círculo de amigos, o trabalho e a família de ambos.

A seguir, uma tentativa de criar um guia para os comportamentos que fazem uma pessoa feliz, funcional e sustentável. 

Esteja disposto a contribuir de forma consciente com os seus relacionamentos e o entorno.

Seja paciente. Você vai saber que é realmente seu amigo com o tempo. Isso também vale para o amor.


Escolha a cortesia. Algumas pessoas fazem justiça ao ditado que se der uma mão vão querer a perna, e outras tem um perfil infeliz que ferram com você na primeira oportunidade, não dá para ser ingênuo. Escolho conscientemente ser cortês com essas pessoas deixando bem claro os limites da cortesia e da intimidade.

Seja otimista. Veja o otimismo também como uma escolha consciente.


Ria de si mesmo.Se não podemos rir e rir com alguém, então nada funciona.

Coma e cozinhe juntos. Talvez seja muito difícil pensar em levar um colega de trabalho para almoçar na sua casa, mas pense bem, se no seu trabalho não existe uma única pessoa com quem você pode fazer isso, então o seu local de trabalho é uma fraqueza, não uma força. 


Pense no seu ambiente como um lugar amplo, não um quadrado fechado. Isso amplia sua conectividade com as pessoas, lugares, animais e objetos. Sempre que penso assim quero me tornar vegetariano.


Leia e assita obras de ficção. Muitas vezes precisamos dar um salto de fé e imaginar um mundo que não existe. Não faz sentido convidar a ficção para a vida e incentivá-la a florescer?

Projete o processo para ajustar o projeto. Imagine uma coisa e ajuste, sempre, por toda vida.

Reinvente-se sempre... Com o bom senso e ética. Na maior parte das vezes, para isso, precisamos de um terapeuta. Ele ajuda a ajustar seus novos filtros.


Empodere as pessoas que precisam ser empoderadas. Isso é uma via de mão dupla.

Aprenda a ser feliz sozinho, com outras pessoas e com pessoas chatas... No final você irá para o céu.

Muitos projetos de vida são a completa antítese do que fazemos internamente. Ajuste isso primeiro.

Mas em vez de lutar ou controlar sua vida comemore o que você é e faça o melhor com o que tem. Isso acrescenta cor e cheiro na vida. Evita que você seja um "não cheira nem fede".


Cuide da sua língua. Eu tenho a minha afiada, constantemente preciso limar. Ainda não tenho total controle quando sou pego de surpresa por algum sem noção.



Entenda de uma vez que você terá amigos-amigos, amigos-sociais, pessoas que não vão com a sua cara, pessoas com quem você não vai com a cara. E tudo bem com isso. Não espere que o mundo seja do jeito que você quer.

Verifique constantemente que as pessoas do seu entorno, aqueles que são realmente amigos-amigos, compartilham do mesmo entendimento de uma palavra, frase ou nome.

Passe um tempo na natureza. Espaços amplos e abertos (com pouca gente) tiram você da idéia de "quadrado".

Ser um líder ou uma pessoa de presença não deve tornar subservientes as pessoas ao se redor.


Todos precisamos de amor, uns mais outros menos, e cada um de uma forma específica. Identifique-a se achar que a pessoa em questão vai trazer algo novo e que será importante no seu aprendizado de vida.

Inverta tudo quando achar que a vida está muito chata.

Traga de fora, por dentro. Permita-se experimentar o que não conhece. Pode ser uma droga, mas você só vai poder dizer isso se experimentou. Isso não se aplica a nada que envolva risco de vida, porque daí você não vai poder usufruir da sabedoria adquirida.

Encontre um bom espelho. Algumas pessoas servem de modelo para o que gostaríamos de ser e outras para o que temos horror de nos tornarmos. Use os dois.

Há uma diferença entre abrir os olhos de manhã com prazer ou com tédio. Você não precisa dizer BOM DIA VIDA!! e sair cantando Abba, mas também não tem sentido viver azedo por conta das escolhas que fez.

Em tempo. Se suas escolhas derem M... Depois de um tempo você deve ser capaz de rir disso.

Lembre: a vida toda é um investimento no futuro, não no passado.

Pense em viver de tal forma que no final você tenha tempo para dizer: "Isso foi um bom lugar para trabalhar, eu aprendi alguma coisa e fizemos grandes coisas."

Trabalho sim, porque uma vida que dá certo também dá trabalho.

Que seja divertido.