Leia a Bíblia


Leia a Bília por André Kummer


Quando eu estava no seminário havia uma frase sempre dita aos novatos: "Cuidado! Quando se faz filosofia se perde a razão, quando se faz teologia se perde a fé". Isso é um fato.

Não que eu não acredite em Deus, apenas não acredito Nele da forma que a maioria dos cristãos acredita. 

Eu acredito que poucos cristão realmente leram a Bíblia. E os radicais simplesmente leem as passagens marcadas pelos pastores. 

Por que quem realmente lê a Bíblia vai ver que lá só tem histórias de gente que sofre preconceito, que é estrangeiro (como os deportados de hoje em dia), putas maltratadas, traidores e gays.

Na passagem da Páscoa, Jesus manda Pedro procurar um homem pegando agua na fonte e o seguir, e que passaram a noite da Páscoa na casa dele. Evangelho de Lucas capitulo 22, versículo 7 a 12.

Naquela época pegar água na fonte da cidade era serviço de mulher. O que deu em Jesus de fazer o banquete de Páscoa na casa de um homem que fazia serviço de mulher? Um excluido.

Jesus, que afirmou que de bom não tinha nada (Parábola do Jovem Rico) e tinha um humor do cão (Parábola da mulher Cananéia) se misturava com os pecadores. Por que ?

Entendem porque eu acho que ninguém leu a bíblia? E se leram não conseguiram ligar A com B?

Mas se você encontrar uma dessas pessoas que são fundamentalistas não vai adiantar você discutir com ela sem estar com a Bíblia embaixo do braço.

Mostre ali com o dedinho e pergunte como ela como ela explica isso. E se ela for realmente da paz ela vai ouvir, e mesmo que não concorde você vai colocar uma pulga atrás da orelha dela. 

Ela vai pensar que é o diabo no ouvido dela ao invés de uma pulga, mas tudo bem. Tem o mesmo efeito.

Uma coisa que tenho percebido tem um bom tempo é que os fundamentalistas leem apenas as orelhas de livro e ficam muito zangados quando se diz isso a eles. Também ficam zamgados quando leem textos muito compridos e complicados (eruditos).

É como se eles se sentissem ofendidos por não entenderem e se sentem menos que alguém. Então vem o ódio, e eles chamam tudo de MIMIMI...

Mas estamos todo juntos, Oh Jesus!!!

Então, leia a Bíblia.

Sugiro que lia a Bíblia de Jerusalém, da Ed, Paullus. Ela é traduzida diretamente dos textos sagrados, atualizada a cada 4 anos e está cheia de notas de rodapé explicando hábitos e expressões de época. Também é a Bíblia usada nas faculdades de teologia.

Por que ler a Bíblia? Porque é otimo! Lá tem guerra, loucuras, romance, suspense, serial killer, tarados, prostitutas, ditadores e tudo o que nenhuma série consegue reunir em uma temporada só. Já li tres vezes. O unico livro que pulo é o livro de Números, nunca entendi porque está lá.

Depois, caso se animar, leia sobre vida dos Santos. Minhas preferidas são Santa Teresa de Lisieux, Santa Maria Egipcia. Dê um Google.

Também leia sobre Tipologia, especialmente a história das mulheres que foram a mãe, avós, bisavos e tetravós de Jesus: Tamar, Raab, Rute e Betsabéia.

Tamar eraTamar foi explorada por Judá, Raab era prostituta, Betsabéia traiu o marido para ficar com o Rei Davi, Rute era estrangeira pagã. Elas são as únicas mulheres mencionadas na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus caítulo 1.

Falando em Rei Davi foi ele que entrou pelado e dançando em Jerusalém, e amou Jonatas mais do que qualquer mulher. 1 Samuel 18 : 1 E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. 

Essa é a tradicional familia cristã. 

Vamos para o início: Adão e Eva. Ela declaradamente enrolou o tonto do Adão, teve dois filhos, um irmão matou o outro. Uma família bem tradicional.

A tradição judaica ainda tem Lilith, a antecessora de Eva, que não foi tirada da costela, mas feita de barro, igual, e ... Não deu certo. Essa história é oculta e faz parte do folclore judaico, que atribui a Lilitih o papel de bruxa.

Muitas história incríveis.

Quando Jesus foi crucificado está escrito em Mateus 27:46 que ele disse : "Pai, por que me abandonaste?"

Ele duvidou, Ele sofreu, Ele carregou a cruz... Por que achariamos que o caminho do amadurecimento e desenvolvimento pessoal seria um coisa new age? Tipo autoajuda? Uma religião de barganhas onde eu adoro alguém para ganhar algo em troca?

Vai lá, compre uma bíblia... Pegue uma online...Leia um capitulo por dia. Em pouco mais de um ano você terá lido ela inteira. 

Estou aqui se você precisar, e se quiser vou ensinar um método de meditação, usado pelos monges e místicos da Igreja Católica, que uso, chamado Lectio Divina.

Com amor,