Em 2018 quero começar a meditar

Em 2018 quero começar a meditar por Andre Kummer


Você acha "muito difícil" meditar? Acredite. Não é.


Um artigo da Equipe Ano Zero colocou tudo em 5 passos e eu achei tão bom que resolvi dar um pitaco. Me sinto capacitado depois de passar dois anos em um mosteiro budista e mais 5 estudando teologia, fazendo liturgia das horas e lectio divina.

Em primeiro lugar acredite que a meditação é como roupa. Ela é como uma roupa feita sob medida: a meditação que cai bem em você. Não existe uma postura, um jeito específico de sentar, uma oração para dizer. Budha ensinou 8.000 métodos, um deles deve servir em você, mas antes de escolher um método, comece. 


Em segundo, entenda que meditação é como exercício físico. Elimine de sua cabeça qualquer ideia da meditação como algo transcendente, místico, espiritualizado ou, pior ainda, religioso. A meditação não vai levar você a alguma posição de superioridade espiritual. A meditação é um exercício para manter sua mente aqui, neste instante do mundo concreto no qual você e eu estamos imerso e ao qual pertencemos.


A meditação é uma prática, um exercício para a mente que potencializa suas faculdades da mesma forma que há exercícios físicos que potencializam nosso tônus muscular e elasticidade.

Em terceiro lugar pense que a meditação é como lavar as mãos. A maioria das pessoas lava as mãos antes de pegar uma comida por uma questão de higiene. Assim como o corpo produz suor, nossa mente produz  pensamentos – e, embora muitos desses pensamentos sejam bons, o acúmulo desordenado deles ao longo de um dia inteiro deixa nossa consciência bagunçada. A meditação é como lavar a mente.


Em quarto, meditação é como uma reforma. Não é uma "nova" casa, é uma reforma. A meditação não tira de sua cabeça de “pensamentos negativos”. Eles continuam lá, e continuarão. A meditação não faz você “ser alguém melhor”, a meditação faz com que você perceba quem você é exatamente neste momento. Na verdade, com a prática diária, aos poucos você vai notar que algumas coisas melhoram e você torna-se alguém mais “aprimorado”, mas isso não é exatamente uma mudança em quem você é, e sim em uma ampliação daquilo que você já é neste exato momento. Não se tira nada de sua vida, nem pensamentos negativos, nem problemas, mas como a reforma amplia o ambiente, eles parecem menores.

Uma mente mais ampla... Enfim é isso.


Em quinto lugar vamos ver alguns aspectos práticos:


  • Arranje um local para ficar em silêncio por 5 a 15 minutos;
  • Sente-se confortavelmente no chão ou em uma cadeira com a coluna reta. Não deite nem feche os olhos;
  • Preste atenção em sua respiração. Inspire e expire, concentre-se nos ar entrando e saindo de voce;
  • Caso se distrair pensando retorne a se concentrar na respiração.

Despois que fizer isso 15 minutos por dia durante um ano, então você poderá ir mais fundo e aprender mais. Existe muito mais sim, mas por hora #comece. O mais importante é começar.


Então, porque não começar agora?