Como ser ainda "mais" feliz

Como ser ainda "mais" feliz por André Kummer
Getting Imagens
Para falar sobre felicidade é preciso ser irônico senão você corre o risco de parecer o maior charlatão da história.

Eu sou totalmente contra essa idéia de "Felicidade Sempre" que nunca existiu além daqueles momentos que a pessoa está bêbada ou usando algo mais ilícito.

A felicidade é uma das áreas mais estudadas na história do mundo. Quando você olha para a psicologia e a filosofia, é tudo sobre felicidade. E temos falado muito nos últimos séculos.


Veja o que já sabemos sobre felicidade:

A felicidade vem de uma orientação para o mundo, a forma que olhamos para o passado, o presente e o futuro de uma maneira específica.


Nós temo a tendência para olhar  o passado com gratidão e lembranças apaixonadas, mesmo se o que  houve mesmo foram lutas, desafios, sofrimento e tumulto.


Estar bem com o que o passado é encontrar uma paz, aceitação e gratidão que nos permite ser um pouco mais livre no presente. É estar no presente que nos faz feliz. 

Gostamos de estar  envolvidos no que estamos fazendo todos os dias e que nos desafia  um pouco, nos encanta e interessa. Isso nos trás a nossa presença consciente completamente para o momento, portanto desenvolve a consciência.


Quase todos os textos espirituais, professores e formadores estão sempre tentando ajudar as pessoas tornando-as mais presente no momento, trazendo mais aceitação do mundo como ele é.

Com o futuro, é sempre a antecipação da emoção que está por vir, mesmo que o futuro seja assustador.  Mesmo se você saiba que ainda vai ter muitas dificuldades, porque haverá, mesmo que você saiba que não vai haver nenhum grande acontecimento, mesmo assim nós antecipamos a possibilidade de um amanhã mais animado que hoje.

Se você não consegue encontrar qualquer coisa para estar animado amanhã, que não tem nada a ver com a realidade de amanhã, mas sim com a sua mentalidade, é porque envenenou-se com montanhas de pessimismo por tanto tempo que você já cansou de esperanças.

Não exija que a vida seja como uma propaganda de refrigerante, mas também não seja tão pessimista. A única razão para ser menos pessimista é que o pessimismo nos paralisa.

Mesmo que amanhã você apenas possa dizer: "Amanhã eu vou me sentir melhor, só porque eu vou decidir ser." 

Nós também aprendemos que é preciso ser saudável fisicamente para se sentir feliz. 

Claro que existem pessoas que conseguem fazer verdadeiros milagres. Eu lembro de um ex BBB,  Fernando Fernandes, que sofreu um acidente, ficou paraplégico, superou isso e tornou-se campeão das paraolimpíadas. Em 2017 lançou um livro contando sua saga.

Essas pessoas são excessão, não a regra. Se você se comparar com elas vai ficar no mínimo deprimido.

Comece pelo básico: faça exercícios, beba mais de dois litros de agua por dia, durma e acorde cedo, coma salada...

Outra coisa que as pessoas muitas vezes lutam para ser feliz é no amor.

Relacionamentos não são uma coisa fácil, mas você está aplicando o bom senso e as coisas simples que conhecemos para um relacionamento dar certo?

Você está presente na relação? Realmente gosta da pessoa a ponto de chamar isso de relacionamento amoroso? Você dá ao outro o benefício da dúvida? Você está percebe que você e o outro são interdependentes? Você honra e respeita o outro? Vocês se divertem juntos?

Se o seu relacionamento está obsoleto, não é porque todo relacionamento é obsoleto, é porque você e a outra pessoa permitiram que ficasse obsoleto. Os motivos para isso são inúmeros.

E a espiritualidade? Todos os sistemas de crenças sobre espiritualidade são iguais, então não importa se você é religioso ou não. Importa ter fé, se não for em algum deus então que seja na humanidade, e se nem nessa então na sua ética pessoal. Óbvio que isso inclui não fazer nada que prejudique os outros. 

Nada disso é mágica.


Trata-se de olhar para a sua vida e apenas fazer uma avaliação de amplo espectro, olhar para sua vida e dizer:


"Tudo bem, tudo bem ... Eu sou emocionalmente feliz? Se não, como eu estou olhando para o passado, o presente eo futuro? Estou fisicamente saudável? Se não, como vou comer? Como eu estou dormindo? Como eu estou trabalhando? Estou fazendo o básico aqui? "

"Tudo bem ... O que não está acontecendo no meu relacionamento? O que está faltando para essa relação? Estou contribuindo para esta relação ir adiante ou isso não importa mais? O que eu não falei o suficiente? O que é que nós precisamos mesmo para poder virar o jogo? Eu quero virar o jogo com essa pessoa? "

Espiritualmente, eu me sinto grato. De alguma forma me sinto abençoado por estar vivo?

Todos nós sabemos disso, mas porque é tão difícil?

Ou será que difícil é apenas mais uma crença enfiada na nossa cabeça?