O Método Clear para estabelecer metas


Uma boa notícia para quem gosta de de planejar e definir metas: você pode definir metas novas e ambiciosas para si mesmo o ano todo e não apenas no inicio de cada ano. 
Segundo a Universidade de Scranton.edu (clique nos links em azuis para ver os artigos)   60% das resoluções de Ano Novo falham .
Grande parte desse fracasso tem a ver com o estabelecimento de metas fracas, onde falta clareza e motivação pessoal.
No passado, foram utilizados os ultra-populares critérios SMART para levar os projetos e  iniciativas de pessoas e empresas à frente.

Metas SMART são metas construídas de forma a se considerar 5 atributos: (Específico), (Mensurável), (Atingível), (Relevante) e T (Temporal).
As metas SMART estão começando a revelar-se contraproducentes para o  ambiente acelerado  que nos encontramos hoje.
Em um artigo recente para Inc. , autor do best-seller de  Gestão para Dummies, A Bíblia de Gestão, Liderança em meio à incerteza , Peter Economy, propõe usarmos algo, bem ... mais esperto. Peter Economy  propõe a nova sigla, "CLEAR", para atender às necessidades da equipe moderna:
Collaborative - Limited - Emotional - Appreciable  - Refinable

Collaborative - Metas devem incentivar os funcionários a trabalhar em conjunto de forma colaborativa e em equipes.

Limited - Metas devem ser limitados em finalidade e duração.

Emotional - Metas deve fazer uma conexão emocional com os funcionários, batendo em sua energia e paixão.

Appreciable - grandes objetivos devem ser divididos em objetivos menores, para que possam ser realizadas de forma mais rápida e fácil para o ganho de longo prazo.

Refinable - Estabeleça metas com um objetivo obstinado e firme, mas à medida que novas situações ou informações surgirem, dê-se permissão para refinar e modificar seus objetivos.
Não importa onde você está definindo uma meta (em sua vida pessoal, ou no local de trabalho), Economy diz que ela deve ser "clara e convincente". Que possa ser realizada, abraçada e apoiada pelos seus amigos, e posta em prática por  todos, conjuntamente.

Seguro dizer, CLEAR é o novo.

Traduzido e adaptado do texto de Diana Farkas